Vale a pena fazer VEDA quando o canal é pequeno?
26
jul

Um assunto que divide opiniões, e que definitivamente tem prós e contras pesadíssimos. E eu já adianto que esse vídeo não tem nada de estatístico, é todo feito da minha opinião e – curta – experiência nesse meio, ok? 

Do tempo que estou no YouTube, esse é o segundo VEDA que vejo acontecer e não participo. O motivo eu conto no fim do post, porque quero ir direto ao ponto. 

Você vai fazer VEDA. Ok então vamos lá:

– Você precisa ter tema e assunto para 31 dias. Se você já grava vídeos, sabe o trabalho que dá. Agora imagina fazer todo o processo, desde arrumar tudo para gravar, até o fim da edição e subir para o YouTube. Cê tá psicologicamente preparado pra isso? kakaka

– Você precisa começar a gravar antes de o mês começar, para evitar atrasos, e te dar uma “folga” de prazo (é o que eu faria).

– Considere: Se o seu canal é pequeno, ele precisa de divulgação, certo? Você vai ter tempo para isso? Porque o que é um canal que está começando, sem divulgação. Certo? 

– Alem do tempo de separar tema, produzir, editar e divulgar, você tem que responder aos seus comentários (do público que você quis atrair). E tem que ter tempo pra comer e tomar banho também, né? Será que dá? 

– E se você “não aguentar” / desistir? Nesse caso, é pior desistir do que não fazer. As pessoas que estão acompanhando seu canal, vão ficar sem entender se você parar no meio do mês, de postar todos os dias. Mesmo que você poste uma explicação depois, elas vão ficar decepcionadas. Uma YouTuber começou a participar do VEDA e desistiu. Depois ela deu a explicação de que não estava dando visualizações. Ok, foi uma satisfação. Mas quem disse que as pessoas gostaram? As pessoas acharam que ela não teve comprometimento com o seu público. Então ou vai ou racha, meuô! 

Sem Título-3

VEDA atrai público?

Aí vai de você, do seu canal e conteúdo. Se os seus vídeos são com uma boa qualidade, se você domina os temas que fala, e já tem uma boa interação com o seu público, sim!! O VEDA vai atrair curiosos, público e novos leitores que vão começar a te acompanhar. 

Se você vai fazer vídeos “menos caprichados” por conta da correria, se não tem muito tema e nem uma certa interação com o seu público, então provavelmente não. Ou seja: depende de você! Não tem resposta certa. Os canais grandes que fazem VEDA com certeza vão ter retorno do esforço que é fazer vídeo todos os dias, afinal eles tem muita interação, um público enorme e não precisam de tempo para se divulgar de outras formas, já que o canal e o conteúdo deles faz isso por si só (fora divulgar nas redes sociais). 

Então eu, Gabriela acho que um canal pequeno pode não ter tanta estrutura nem retorno para participar do VEDA. Ou acho que é muito trabalho, para pouco retorno. 

“Ah mas você tem que fazer por prazer, porque gosta. Se uma pessoa te assiste já tá bom.” Eu já faço vídeos porque gosto. E por prazer. Este tipo de evento exigiria muito de mim, e eu ficaria frustrada por ser merecedora de um certo retorno e não ter! Afinal, quem faz VEDA merece, né? 

Sem Título-4

Por que eu não vou participar? O meu motivo principal, é “pessoal”. O tempo que levo para editar os vídeos, não daria conta. Não, minhas edições não tem nada demais, mas o programa que eu uso demora horrores para renderizar um vídeo. Os últimos dois vídeos (de 1o min. cada) levaram 3 dias para ser editados. Meu canal é pequeno, eu não teria tempo para divulgar e nem para fazer as necessidades talvez kakaka. Então com o tempo e trabalho que eu teria, eu não ia ter tempo para buscar o retorno. Entendem?

E vocês, o que acham? Me contem porque opinião é igual………..

Beijos! <3

Instagram | FanPage | Snap: GabsVerissimo

20 Comentários
  1. Só não entendi o que é um Veda lendo isso!!! Gostei de ver vc falando sobre o youtube, pq comecei agora. Vou pesquisar.

    bjus

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    • Gabriela disse:

      Oiii Karlinha! VEDA é Video Every Day in August OU April (vídeos todos os dias em agosto, ou abril). É tretaaaaaaaa!! AHSUAHSU
      Obrigaaaaada por assistir, fico feliz q tenha gostado lindá! Beijossss

  2. Bela Hanajima disse:

    Pois é! Vai fazer o VEDA? Faz direito, se não nem começa. hahaha Tem gente que faz achando que vai bombar mas esquece do conteúdo. Triste. :/

  3. Se eu fosse fazer VEDA eu acho que eu me embananaria todinha! Sério, eu iria me atrasar, ficar louca para entregar todos os vídeos no dia certinho, ah isso de VEDA não e pra mim não! É pra quem tem tempo e muita paciência.Alias acho as pessoas que fazem VEDA muito guerreira, porque olha que sufoco danado.
    Adorei o post muito legal, beijos Gabs! Gabs,pode né? Vi que você não gosta de Gabi. Então Gabs pode! ~Eu nas intimidades~hauahsuh’
    Beijos ♥

    • Gabriela disse:

      Simmmm, eu também acho muito guerreira(o) quem faz!!! Merecem muitos jóinhas, porque olha…não é mole não!
      Gabs pooooode e deve AHSUAHSU
      Beeeeijos <3

  4. Erika disse:

    Adorei o post e penso da mesma maneira, nesse período de veda só vou aumentar os posts no blog, porque sei que lá dou conta mais fácil, porém não arrisco em canal não, é melhor não fazer do que jogar qualquer coisa lá! Beijos e amo sej canala <3

    • Gabriela disse:

      É uma forma de entrar na agitação também, mas sem se sufocar, né?
      Concordo, jogar qualquer coisa não dá! ):
      Beeeeijos e muito obrigada Erikaaaaaaaaaaaaa <3

  5. Jéssyka disse:

    Eu adoro veda! Mas pra eu acompanhar um veda de algum “desconhecido”, o conteúdo tem que ser muito importante e que chame atenção. Já das youtubers que já acompanho, me sinto mais intima, então vejo por animação mesmo. Não sei se consegui explicar muito bem. rs

  6. Dai Castro disse:

    Oi Gabriela!! Eu não tenho canal no youtube, mas, concordo com o que você falou. Se um canal é grande, já possui muitos seguidores é obvio que o público vai adorar, mas para quem está começando acho que não é tão válido justamente porque na correria de fazer vídeos todos os dias as coisas podem acabar fugindo do controle e vídeos não tão bons ou interessantes sendo postado no canal, o que seria mais prejudicial do que benéfico. Vi um projeto que é semelhante ao VEDA, nomeado de Beda (Blog Every Day August) voltado para blog, mas cai nessa mesma questão. Ainda estou no início, o tempo é curto e não gostaria de postar qualquer coisa só para cumprir a meta. É algo a se pensar antes de se comprometer hehehe! Beijos! ;)

    • Gabriela disse:

      Éee verdade Dai, também tem o BEDA! Acho super válido participar, post nunca é demais e é mais fácil e rápido acompanhar, né?
      Mas não vale deixar a qualidade cair mesmo, assim num da ): AHSUAH Mas é “menos complicado” fazer posts, do que fazer vídeos! Do BEDA eu já sou super a favor pra tds hahaha
      beijosss <3

  7. Concordo completamente com você!
    Temos que ver qual e a melhor forma para nos, não adinata fazer só por estar na moda do momento.. Até por que, dá um trabalhâo do caralho editar, gravar, pensar em temas e todas essas etapas até ser publicado.

  8. Mariana disse:

    Concordo com você, para começar o canal eu já estou pensando e repensando (rsrs)…acho que o VEDA precisa de muita organização. Vejo muitas pessoas que em busca de público, acaba perdendo conteúdo, os vídeos ficam chatos, e quando acaba e você é inscrito por exemplo, dá graças a Deus, porque agora a pessoa só vai postar aquilo que te atraiu no começo.
    É isso aí Gabi, firme e forte na opinião.
    Tmj…Bj!!

    • Gabriela disse:

      AHSUAHSU verdaaaade Mariana, é muito ruim quando a pessoa perde a qualidade, é uma pena ): Tem que se preparar mil antes!
      Que legal que você tá pensando em criar um canaaaal! Cria simmm e capricha que é super gostoso gravar!
      Beijãaao

Comentários